Reflexos da Pandemia
Olá pessoal, neste post, quero falar um pouco sobre os reflexos da pandemia no tocante a advocacia. Não pretendo ser generalista ou dono da verdade, apenas desejo relatar as mudanças sentidas pelo escritório. Desta forma, inicio este post comentando sobre o inicio da paralisação das atividades, que ocorreu no mês de março. Incialmente os prazos, audiências e atendimentos presenciais foram suspensos. Esta primeira suspensão, tinha como data limite o dia 30 de abril.
Na advocacia, podemos observar varias modalidades de trabalho e campos de atuação. Existem advogados que recebem por serviço prestado, que são contratados de forma permanente, recebendo honorários mensais ou aqueles que recebem por resultado positivo de processos. Para os advogados que dependem do andamento de processos, esta pandemia impactou diretamente os seus rendimentos, pois, com os prazos suspensos, o andamento dos processos foram obstados e consequentemente, os frutos pelas demandas positivas. Para os advogados que prestam serviços, como por exemplo por correspondência, advogados que prestam serviços a outros escritórios de forma terceirizada, também tiveram uma queda em seus rendimentos, pois com as Audiências e os Cartórios fechados para atendimento presencial, estas demandas ficaram impossibilitadas de serem realizadas.
A pandemia, em minha opinião, trouxe um beneficio, que foi a realização de audiências de conciliação pelo meio digital. Este recurso gerou um beneficio imediato ao nosso escritório, gerando uma redução considerável de despesas e do tempo dispendido, que pode ser aproveitado dentro do escritório. Normalmente, quando temos audiência presencial, precisamos chegar a Vara com um tempo de antecedência, além do fato, de infelizmente, as audiências iniciarem com relativo atraso. Desta forma, as audiências virtuais, trazem este beneficio, economia de tempo e recursos. Esta modalidade, em minha opinião, deve continuar de forma optativa.
Outro ponto que deve ser abordado foi a implementação do trabalho na modalidade home office. Esta modalidade não é uma novidade para a advocacia, pois, após a implementação do processo eletrônico, nasceu o despertar da tendência do escritório digital. Hoje, existem escritório exclusivamente digitais, o nosso possui esta modalidade de serviço e o presencial. Desta forma, o que antes era uma opção ou um estilo de vida, atualmente é uma necessidade. Os profissionais que não estavam habituados ao modelo, foram obrigados, desta forma, a se adaptarem e se readequarem.
Desta forma, a Pandemia trouxe dificuldades, mais junto delas a oportunidade de se reinventar. A advocacia mudou, se antes tratávamos sobre a inclusão digital no mundo jurídico, agora é um caminho sem volta. A tecnologia hoje é imprescindível para a advocacia moderna, sendo um recurso obrigatório para o desempenho de atividades, gerando economia de recursos e de tempo. As adversidades ocasionadas pela pandemia e todos os reflexos sociais e profissionais decorrentes desse fenômeno precisam ser tratados com bastante sabedoria frente a esse novo cenário.
Marcelo Eduardo de Melo Silva