Importância da Gestão Empresarial no Terceiro Setor

27/11/2021

Hoje, iremos abordar um tema essencial para a gestão e manutenção de entidades de terceiro setor. Falaremos sobre Gestão Empresarial. Inicialmente, vamos conceituar o que é Gestão Empresarial, que é o nome dado para o processo de administração de ações estratégicas com o objetivo de corrigir erros, mensurar resultados, analisar os problemas e evitar falhas. Ela envolve o uso de recursos humanos, financeiros e estruturais.

Como mencionamos, a gestão empresarial refere-se ao grupo de técnicas utilizadas para elevar os resultados da entidade. Essas estratégias consideram as finanças, a estrutura e o relacionamento de uma determinada organização com o seu público-alvo.

Esse tipo de gestão visa um melhor desempenho a cada mês ou ano. Geralmente, as tarefas de gerenciamento corporativo são feitas pelos diretores ou supervisores. Em seguida, esses profissionais orientam os colaboradores a reavaliarem a sua forma de trabalhar para gerar ainda mais faturamento.

As estratégias de uma boa gestão empresarial determinam o futuro da instituição. Logo, os gestores de entidades de terceiro setor devem reconhecer a importância desse gerenciamento e como todos os setores são diretas ou indiretamente afetados. Por essa razão, uma boa gestão deve ser feita para evitar quaisquer tipos de problemas que possam surgir ao longo dos anos.

É muito comum o pensamento de que as entidades de terceiro setor, como: associações, fundações, institutos e outros; devem atuar de forma social, sem fins lucrativos, sem um viés empresarial. Neste ponto discordamos, pois, a finalidade da atuação sem fins lucrativos, em nada impede a gestão das entidades, nos moldes da gestão de empresas. A atuação sem fins lucrativos impede a distribuição dos lucros aos associados, não impedindo o modelo de gestão a ser adotada pela instituição.

A atuação empresarial traz benefícios a curto e médio prazo para as instituições. Tendo em vista as dificuldades de manutenção das atividades, recursos humanos e estrutura, a gestão é fundamental, maximizando a utilização dos recursos obtidos, assim como minimizar custos e as falhas. Independentemente da finalidade da instituição, atuar de forma profissional na administração da entidade, pode trazer segurança e um crescimento solido para a instituição. 

Assim, em um País como o nosso, com uma economia tão instável, as instituições de terceiro setor, que desejarem ter uma vida longa, uma atuação solida e constante, deve ter como pilar a gestão empresarial. Sendo fundamental o trabalho de forma programada e consciente. Infelizmente observamos um amadorismo e desconhecimento latente na grande maioria das instituições do terceiro setor, pois, normalmente nascem da vontade de ajudar o próximo. Atuando de forma integral nas ações, e em poucos momentos na gestão e planejamento. Este ponto é fundamental, tendo em vista que, sem uma gestão eficaz, alimentada com conhecimento técnico, dificilmente obtiverão resultados satisfatórios, atuando meramente com ações especificas, não trazendo uma continuidade e possibilidade de expansão do trabalho desenvolvido. 

Campina Grande, PB, 27 de novembro de 2021. 

Marcelo Eduardo de Melo Silva